domingo, 14 de fevereiro de 2010

SISTEMA DE SOM PERAMBULANTE, o trio


O projeto consiste na apresentação do Trio Sistema de Som Perambulante no circuito Dôdo - Barra X Ondina do carnaval de Salvador.
Para melhor compreender a proposta artística que se apresenta, é preciso fazer uma reflexão sobre o significado do termo “Sistema de Som”: as caixas de som que dão potência à festa. A história da utilização desse termo remonta à década de 1950, quando a maioria dos músicos que tocavam em Big Bands jamaicanas, em sua maioria negros e pobres, começaram a serenviados para guerras pelo colonizador da Jamaica, a Inglaterra. Com essa prática, as bandas jamaicanas foram ficando desfalcadas,causando, por conseqüência, também um grande desfalque nos eventos musicais que lá ocorriam.
Foi quando Coxsone Dodd (1932-2004) teve a brilhante idéia de reunir o povo e dar play na vitrola, tocando os vinis das bandas em seu sistema de som. Assim surgiu a idéia do que hoje vem a ser um DJ, e com ela uma revolução musical que surgiu na Jamaica e influenciou todo o mundo. Os DJs que promoviam as festas Sound System não apenas tocavam, mas inovavam no repertório e tinham um microfone em mãos para mandar mensagens e animar o público, além de estarem sempre buscando incrementar cada vez mais a quantidade de caixas e equipamentos parater um som mais potente.
Na Bahia, já por influência desse movimento, a coisa se desenvolvia de forma bastante peculiar. De um lado, o surgimento e a organização dos Blocos Afros – a comunidade negra começa a se organizar através doM.N.U. (Movimento Negro Unificado) e das agremiações carnavalescas (blocos afros e afoxés).Ambos sofriam forte influência dos Panteras Negras e do Pan-Africanismo e tinham como música o reggae, o funk e o soul. Do outro lado, surgia o trio elétrico, um sistema de som “móvel”, capaz de amplificar por quilômetros o som produzido por ele, podendo circular pela cidade.
Com o passar dos anos e com a disseminação desta cultura genuinamente baiana, o trio elétrico e os Blocos Afros se fundiram e transformaram o carnaval de Salvador num espetáculo internacionalmente conhecido ecapaz de movimentar toda cultura e a economia local. O carnaval passou a ter um grande apelo perante a mídia e o movimento começou a ganharum rumo bem diferente daquilo a que se propusera inicialmente.
A indústria cultural remodelou todo o conceito da festa e as atrações mais originais e típicas locais passam a ter um papel secundário,começam a cair no ostracismo e passam a figurar no segundo plano.
Uma renovação estética do carnaval de Salvador pode ser promovida pelopresença de novos artistas nos circuitos oficiais que valorizem estemovimento embrionário que, juntamente com outras influências,favoreceu o surgimento de um dos símbolos dessa festa. O Trio Sistema de Som Perambulante pretende promover a ligação adormecida entre ocarnaval de Salvador e as influências musicais vindas dos povos da diáspora, através da fusão estética de linguagens como o reggae, o hiphop, o funk carioca e o samba reggae. Para isso, contará com as atrações:
DAGANJA: MC (mestre de cerimônia)baiano que utiliza o hip hop através da fusão do rap comelementos do samba e do samba-reggae para realizar seu trabalho;
BNEGÃO: carioca com larga experiência musical em mais de duas décadas de serviços prestados a MPB, que mescla o reggae jamaicano com elementos do funk carioca;
MINISTEREOPUBLICO Sistema de Som: a primeira equipe de som de Salvador especializada na cultura dos sound system e que, ao longo dos anos vem ocupando as ruas, praças, bairros e casas noturnas da cidade, com o intuito de popularizar e fortalecer esta cultura na Bahia.
serviço:
SISTEMA DE SOM PERAMBULANTE, o trio
QUEM: MINISTEREOPUBLICO, BNEGÃO & DAGANJA
QUANDO: TERÇA-FEIRA 16/02 19 horas
ONDE: Circuito Dôdô - BarraXOndina.
infos: ministereo.publico@hotmail.com

Nenhum comentário: