quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Batidas e Quebradas


Começa hoje e vai até o dia 18/12 a visitação da exposição Batidas e Quebradas, da foto-jornalista Maíra Amaral, mais conhecida na cena local como ‘Piva’. A mostra faz parte do projeto experimental de conclusão do curso de Jornalismo, da Faculdade Integrada da Bahia (FIB). As fotos que compõem à exposição foram tiradas durante a realização do projeto Mutirão Metemão, criado e executado pelos artistas integrantes do MINISTEREOPUBLICO sistema de som e pelo grupo de Graffiti 071 Crew.

Durante dois anos, período de 2007-2008, Piva registrou as ações itinerantes e as rotinas de produção desses grupos, nas comunidades periféricas de Salvador e interior do estado. As fotos retratam de maneira simples e direta, a interação entre o sistema de som, o grafite e a paisagem urbana de cada local de apresentação, oferecendo através das imagens uma linguagem acessível a todos, independente de classe social, raça e religião. A exposição vai revelar para a sociedade em geral, estes elementos da arte urbana e contemporânea tão presentes em nosso cotidiano, que muitas vezes passam despercebidos, sendo muitas vezes marginalizados.

Para a jornalista, a importância da realização deste projeto para a comunidade acadêmica está no seu caráter inédito e inovador: “Através da mostra destas intervenções urbanas, utilizando-se da estética do graffiti e do sound system jamaicano como modelo de escoação da produção musical, sobretudo dos ritmos derivados do reggae, podem ser originados futuros estudos sobre estes assuntos”, afirmou Piva.

Hoje, na abertura da expo, haverá um coquetel de abertura e Piva irá recepcionar os parentes, amigos, mestres, colegas de trabalho e quem mais resolver aparecer. “Estão todos convidados!” Eah, Piva! O som fica por conta de alguns integrantes do MINISTEREOPUBLICO que vão dar uma palhinha do que acontece logo mais na Zauber. Vamos prestigiar o trabalho de nossa amiga e depois, descer a ladeira rumo ao Dancehall. É isso aí Maíra, parabéns pela conquista do "canudo". A Família Fayaka lhe deseja sucesso e SORTE SEMPRE na sua caminhada!

Batidas e Quebradas
Exposição Fotográfica de Maíra Amaral
Local: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.
Endereço: Praça Tomé de Souza s/n, Centro
Coquetel de Lançamento: 11/12/2008 | 16 horas
Atração: DJs do MINISTEREOPUBLICO
Visitação: De 11 a 18/12
Horário: Seg. a Sex. - das 08 às 18 horas

Nenhum comentário: