quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cidade histórica de Cachoeira é palco do Mutirão Metemão

Após realizar a primeira intervenção deste ano em Feira de Santana, a caravana do Mutirão Metemão segue na ativa e chega até a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, no próximo dia 14 de junho. Além de levar a cultura sound system e intervenções artísticas urbanas aonde elas nunca estiveram, será uma edição especial do projeto recheado de novidades em seu formato.

A cidade possui aspectos peculiares e é toda tombada pelo patrimônio histórico. Dona de um dos conjuntos arquitetônicos mais harmônicos em estilo colonial preserva até hoje, sobrados históricos. Lá os grafiteiros participantes do evento utilizarão a linguagem do graffiti para colorir em especial os lugares já autorizados pela prefeitura da cidade, já que os muros da cidade não podem sofrer intervenções. Tudo isso sem perder a originalidade nem diminuir o brilho e vibração dessa arte, deixando suas marcas multicoloridas por onde passa.

Outra novidade da programação é a realização de duas palestras no período da manhã. Com 25 participantes cada, serão mostradas as duas vertentes que fazem o Metemão: o sistema de som e o graffiti. O surgimento dos soundsystem na Jamaica de 1950, até os dias atuais e sua montagem é o tema conduzido por integrantes do MINISTEREOPUBLICO e a história da arte urbana e os elementos do graffiti o tema explorado pelos integrantes do Coletivo 071 Crew.

A partir das 14 horas, tem início o baile comandado pela equipe do MINISTEREOPUBLICO sistema de som destilando toda positividade da música jamaicana. Na bagagem os selectas (DJs) trazem o mais autêntico dub, roots, raggamuffin, jungle. Será um dia diferente com crianças, jovens e adultos ouvindo música, dançando e interagindo com as intervenções realizadas.

O espírito do evento é fazer a inclusão através da arte e da mídia-livre, promovendo a troca de experiência entre artistas e comunidades carentes de atividades culturais. O Mutirão Metemão de Cachoeira é uma iniciativa do MINISTEREOPULBICO sistema de som e do Coletivo de Graffiti 071 Crew, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Mutirão Mete Mão – Cachoeira/BA
Data: 14/06 – Sábado
Horário: das 10 às 20 horas
Atrações: MINISTEREO PUBLICO sistema de som & convidados
Local: Largo da Igreja D´ajuda
Palestras: Sede do Projeto Raízes (10 às 12 horas) GRÁTIS
FAYAKA!!!

A cidade

Cachoeira teve papel de destaque na luta pela independência do Brasil. Foi uma longa caminhada de resistência feita pelo povo da cidade, para tornar o país livre definitivamente do domínio português, o que ocorreu no Dois de Julho de 1823. A religiosidade, a tradição cultural e a música, estão sempre presentes no cotidiano de sua população, através do candomblé, religião muito importante na região e também pela presença de filarmônicas e associações como a Irmandade da Boa Morte e as filarmônicas Lira Ceciliana e Minerva Cachoeirana atuantes desde do século XVIII.

Cachoeira é um pólo de disseminação das artes plásticas, e possui projetos como o ‘Arte no Recôncavo’, que tem como meta inserir a arte contemporânea na região. Além disso, a cidade é considerada celeiro do reggae baiano de onde saíram nomes como Edson Gomes, Sine Calmon e Nengo Vieira.

Como chegar

Carro: Saindo da Salvador pela BR-324, são 59 km até o entroncamento da BR-420, em direção a Santo Amaro, percorrendo-se mais 11 km. Chegando em Santo Amaro, siga para Cachoeira pela mesma BR-420, são mais 38 km. Outra opção é pela BR-101, ligando Cachoeira a Feira de Santana e cidades do sul do Estado.

Buzú: A Empresa Santana São Paulo opera a linha Salvador/ São Félix via Cachoeira diariamente, com saídas de hora em hora. O primeiro ônibus sai às 05:00 h e o último às 18:00 h. A duração da viagem é de aproximadamente 2 horas. Outra opção é a Empresa Jauá que faz a linha Salvador/ Maragojipe via Cachoeira. Rodoviária de Salvador Tel.: (71) 3450-4951

Arte do Cartaz: Ac (071Crew) & Dudoo Caribe

Nenhum comentário: