segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Música e graffiti... É Mutirão Metemão

Tinta-spray, cores vibrantes, música dançante e muita boa vontade. Essa é receita do Mutirão Metemão, evento itinerante que percorreu os bairros da periferia de Salvador no ano passado. Da nossa união, MINISTEREOPUBLICO sistema de som, com o grupo de graffiti 071 Crew nasceu o projeto, com o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas e moradores de comunidades carentes de atividades culturais.
Inspirado em movimentos semelhantes que já acontecem nas favelas de Recife e do Rio de Janeiro, o diálogo com o público se fez através do graffiti e da ambientação sonora baseada na música jamaicana, cultura que têm forte influência no som produzido aqui na Bahia. No Mutirão tem de tudo. Diversidade é o seu nome: grafiteiros, estudantes, músicos, líderes comunitários, professores, formadores de opinião, artistas em geral, e é claro, os anfitriões-moradores.

Nossa caravana formada por DJs, grafiteiros e artistas urbanos percorreu 12 bairros, modificando cenários, levando sonoridade e alegria as comunidades por onde passou. As crianças foram destaque, dando um colorido todo especial à cena, participando ativamente de todas as edições.

Teve malabares, grupos de percussão, b-boys, palhaço, pintura e teatro infantil. Espaço para todas as formas de expressão e mídia livre. A rapaziada dos grupos musicais das comunidades também deu seu recado. Sempre presentes, contribuíram ainda mais para diversidade de sons e estilos.

Os meses de outubro e novembro foram especiais: No primeiro o Mutirão do bairro da Federação foi transmitido ao vivo através do programa No Balanço do Reggae para os ouvintes da Rádio Educadora da Bahia. E em novembro inovamos ainda mais. Nossa equipe realizou quatro intervenções sequenciais nos dias 03, 10,17, e 24/11 em homenagem ao mês de comemoração do dia da Música.


Em clima de festa de largo, com muita gente bonita, suor e azaração, a moçada que acompanhou as edições do Mutirão, pode sentir toda positividade da música jamaicana e ver de perto a apresentação de um sistema de som original... MINISTEREOPUBLICO - o primeiro e único da Bahia. Sim! Nós somos a Jamaica na Bahia! Se você não foi a nenhum Mutirão, não vacile... Esse ano tem mais. Com novidades e um novo formato.

Nosso verdadeiro palco são as ruas. E pra quem é curti a cultura sound system, diversidade e inovação musical, é pra ficar ligado e aguardar a nova parada da trupe, breve, numa rua perto de você. Esperamos todos vocês que colaram nas nossas andanças: os parceiros de correria e de som, os que compareceram aos nossos eventos, a galera das comunidades que passamos e, todos aqueles que se identificaram com a causa. Um salve especial à galera da Bomb Bahia e Fanzine Na Lata, parceiros de fé... Valeu a força!!!

FAYAKA!!!


MODO DE FAZER

Em dia de Mutirão, a movimentação tem início a partir das 10 horas, quando acontece um bate-papo com os grafiteiros.
Eles recebem orientações sobre os locais destinados às intervenções, além de recomendações para evitar “tags” nos muros ou grafites em locais não permitidos. Todo material utilizado para a pintura dos painéis é levado pelos próprios artistas e grupos participantes do evento.

A idéia é modificar o cenário, presenteando a comunidade com uma nova atmosfera de cores nos muros do bairro. A partir das 14h tem início o “dancehall de baiano”, com o MINISTEREO PUBLICO e convidados destilando toda a sua efervescência sonora. Muito roots, dub, dancehall, ragga e jungle ecoando dos toca-discos de nossos selectas em performances dançantes, marcadas por efeitos e psicodelia.


POR ONDE ANDAMOS

Bairro da Paz (Março) – Saramandaia (Abril) – Massaranduba (Maio) - Itinga (Junho) - Boca do Rio (Julho) – Garcia (Agosto) - Bate-Facho (Setembro) – Federação (Outubro) – Pituaçu, Vasco da Gama, Castelo Branco e São Lázaro (Novembro).

**Fotos: Maíra "Piva" Amaral
**Foto das Crianças: MFR


Nenhum comentário: